5 hábitos para uma vida financeira mais saudável

Publicidade 1

No artigo de hoje vou voltar a falar de como pode poupar dinheiro implementando alguns hábitos super simples no seu dia a dia. Ao todo, separei 5 hábitos que pode começar a praticar, de um dia para o outro, que vão ajudá-lo a atingir uma vida financeira mais saudável. Por vezes, o segredo não está no dinheiro que se ganha, mas sim no dinheiro que se poupa! Dito isto, vamos lá ao artigo.

1. Não gastar mais do que ganha

Não gastar mais dinheiro do que aquele que ganha é uma das mais importantes regras para se atingir uma vida financeira mais saudável (mas que muita gente, infelizmente, continua a negligenciar). Adapte ao máximo o seu estilo de vida às suas possibilidades e abdique daqueles extras que não lhe trazem valor ou prazer em troca de segurança e possíveis projetos no futuro. Gastar o que não pode e o que não tem, é meio caminho andado para o endividamento.

2. Poupar dinheiro todos os meses

Poupar todos os meses algum dinheiro é extremamente benéfico e um dos fatores mais importantes a ter em conta para todos aqueles que ambicionam atingir a independência financeira o mais depressa possível. Poupar todos os meses é muito fácil se implementar a estratégia de se pagar a si primeiro. Avalie todas as suas despesas do mês e, depois disso, calcule quanto dinheiro lhe sobra… Agora, faça uma transferência desse valor para uma conta separada ou guarde o dinheiro fora do seu alcance. Até pode colocar o dinheiro num envelope e guardá-lo numa gaveta, o importante é que o dinheiro saia da sua vista para não ter a tentação de o gastar. Repita este processo todos os meses!

3. Dizer mais vezes que não

Saber dizer que não é muito importante e pode fazer com que poupe bastante dinheiro dia após dia. Não tem absolutamente mal nenhum não alinhar em TODOS os planos que os seus amigos pretendem fazer. Saber dizer que não a alguma compra impulsiva também é igualmente importante. Portanto, aprender a dizer NÃO é uma regra extremamente importante se quer chegar ao fim do mês com uns euros extra na sua carteira.

Publicidade 3

4. Registar os gastos

Registar os seus gastos mensais numa aplicação financeira (como a Money Lover, por exemplo) permite-lhe saber, ao pormenor, para onde o seu dinheiro está a ir e, desse modo, pode ajustar (caso faça falta) o seu comportamento em relação a determinados gastos. Este hábito pode ser um pouco difícil de implementar no início, mas assim que começar vai ver que não custa rigorosamente nada e as vantagens podem ser bastante benéficas. Não perca mais tempo, faça já o download da aplicação para o seu smartphone!

5. Pensar antes de comprar

Pensar duas vezes antes de comprar é super importante porque evita aquelas compras por impulso que todos nós já fizemos algumas vezes na vida. Para saber se deve ou não avançar para uma determinada compra, só precisa de responder às seguintes perguntas: Quero mesmo isto? Preciso realmente disto? Se eu comprar isto, vou comprometer o meu orçamento? Se alguma das respostas for negativa, já sabe… Diga NÃO à compra!

Como conseguiu ver, existem muitos pequenos hábitos que pode implementar na sua vida de forma a atingir uma vida financeira mais saudável. Comece pelos básicos: instale uma aplicação financeira para controlar os seus gastos, coloque todos os meses de parte algum dinheiro e tente dizer mais vezes que não. Mais simples que isto, é impossível! Se gostou deste artigo, aproveite também para ler o artigo 5 formas de poupar dinheiro para maximizar ao máximo as suas poupanças. Como se costuma dizer, no poupar está o ganho!

Publicidade 2

Reply