Estamos cansados de ouvir a expressão “dinheiro não traz felicidade”, ainda assim é inegável dizer que o fator dinheiro é extremamente importante na qualidade de vida de qualquer pessoa. E quer se queira quer não, uma melhor qualidade de vida pode sim traduzir-se numa maior felicidade no dia a dia das pessoas (não saber se vai ter dinheiro suficiente para pagar todas as contas no final do mês, isso sim, não traz felicidade a ninguém).
Por outro lado, para muita gente, o objetivo de se ser extremamente rico é uma verdadeira ambição e uma busca pela felicidade, contudo, enriquecer não é tarefa fácil. Ser financeiramente saudável já é uma meta bastante difícil de alcançar, tornar-se milionário é praticamente impossível. Ainda assim, existe quem o consiga.
As cinco pessoas presentes nesta lista são a prova que o praticamente impossível às vezes acontece. Com um sentido de oportunidade apurado, olho para o negócio e sorte, muita sorte, estas pessoas conseguiram enriquecer de uma forma extremamente rápida.
1. Rick Norsigian ($200 milhões)
Rick Norsigian, um pintor de Fresno, na Califórnia, EUA, ficou milionário depois de investir a módica quantia de 50 dólares numa venda de garagem perto da sua habitação.
No meio da “tralha” que estava a ser vendida na garagem, o modesto pintor encontrou umas fotografias antigas que gostou bastante e que decidiu comprar. Algum tempo depois acabou por descobrir que as fotografias pertenciam a Ansel Adams, um dos mais famosos fotógrafos naturais de sempre. Norsigian decidiu então mostrar as fotografias a uma equipa de especialistas, especialistas esses que chegaram à conclusão de que as fotografias eram os negativos originais de Adams, sendo assim uma coleção de elevado valor histórico e artístico.
Os especialistas estimam que a coleção completa de Norsigian valha, aproximadamente, 200 milhões de dólares, fazendo dele um dos mais famosos milionários instantâneos da história.
2. Oscar Stohler ($52 milhões)
O pacato fazendeiro da Dakota do Norte, nos EUA, Oscar Stohler, era dono de uma quinta e adorava a sua profissão e a sua vida tranquila e moderada. Ainda assim, uma descoberta inesperada acabou por virar a sua vida do avesso.
Em 2008, pela primeira vez, Stohler identificou na sua quinta aquilo que parecia ser indícios de petróleo e depressa se apercebeu que a sua herdade podia ser uma verdadeira mina de ouro. Com a ajuda de alguns amigos locais começou a explorar o solo e, para espanto de todos, conseguiu encontrar uma quantidade de petróleo enorme.
Hoje em dia, mais de 12 anos depois da fantástica e inesperada descoberta, estima-se que Stohler já tenha faturado mais de 52 milhões de dólares com a venda do famoso “ouro negro”.
3. Jonathan Duhamel ($9 milhões)
O jovem canadiano Jonathan Duhamel, na altura com apenas 22 anos de idade, como muitos dos jovens daquele país, sonhava com uma carreira profissional como jogador de hóquei no gelo. Mas a sua vida deu uma volta de 360 graus quando decidiu tentar a sua sorte num torneio oficial de poker, o World Series of Poker.
Sem que nada o fizesse prever, o jovem Duhamel acabou por bater a concorrência, que era bastante mais experiente, e levou para casa um dos maiores prémios de sempre do jogo de cartas. O jovem jogador arrecadou qualquer coisa como 9 milhões de dólares, que fizeram de Duhamel milionário da noite para o dia, literalmente.
Como já era de esperar, Duhamel acabou por deixar de lado a aspirante carreira de jogador de hóquei no gelo para se tornar jogador profissional de poker.
4. Pierre Le Guennec ($600 milhões)
Pierre Le Guennec trabalhou, durante os anos 70, como eletricista do aclamado pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo Pablo Picasso. O famoso artista espanhol deixou mais de 270 obras originais nunca antes publicadas a Le Guennec.
Le Guennec, mesmo não sendo um especialista em artes, apercebeu-se de imediato que tinha acabado de herdar uma verdadeira fortuna. O património de Le Guennec foi avaliado em cerca de 600 milhões de dólares, que fizeram dele um multimilionário.
Entretanto, nem tudo foi um mar de rosas. Manter a fortuna acabou por se tornar um verdadeiro desafio devido a vários problemas com a justiça. Ainda assim, após vários anos em tribunal, o eletricista francês acabou por ganhar e foi autorizado a manter as valiosas obras de arte.
5. Sandy Stein ($25 milhões)
Sandy Stein, uma hospedeira de bordo, acabou por se tornar milionária com o desenvolvimento de uma ideia extremamente simples que tivera.
Stein inventou a Finders Key Purse, um mecanismo simples que serve, como o próprio nome indica, para as mulheres encontrarem mais facilmente as suas chaves no interior das suas bolsas.
A norte-americana acabou por transformar uma pequena ideia numa grande fortuna. Hoje em dia, Stein gere uma empresa com um valor estimado de cerca de 25 milhões de dólares (avaliação feita em 2018).