Muita gente não sabe, mas existem dois grandes tipos de rendimento: o rendimento passivo e o rendimento ativo. Mas quais são as diferença entre estes dois tipos de rendimento? O Tio explica.
Rendimento passivo vs Rendimento ativo
A diferença entre rendimento passivo e rendimento ativo é que no passivo o dinheiro trabalha por si, enquanto que no ativo o mesmo é gerado através da realização de um trabalho. Neste último caso, troca o seu próprio tempo por dinheiro. Este tipo de rendimento é o mais comum, mas o menos inteligente do ponto de vista financeiro. Contudo, é muito importante ter uma fonte segura de rendimento ativo.
O grande problema do rendimento ativo é que, se deixar de trabalhar, não ganha dinheiro. Por outro lado, o rendimento passivo gera rendimento mesmo sem trabalho, ou seja, ganha dinheiro mesmo enquanto dorme, viaja ou está de férias. Como realizou um investimento inicial, o mesmo fica a render, por tempo determinado ou indeterminado.
Um exemplo muito simples e prático de rendimento passivo é escrever um livro. Todo o trabalho de escrever um livro é executado apenas e só uma vez. Depois do trabalho estar feito, pode vender o mesmo livro para o resto da sua vida, sem nunca mais empregar um minuto de trabalho nesse projeto. Ou seja, uma vez terminado o livro, estará a gerar rendimento sem dar mais do seu tempo em troca.
Além das vantagens do rendimento passivo saltarem logo à vista de todos (afinal de contas quem é que não quer ganhar dinheiro sem trabalhar?) as fontes deste tipo de rendimento devem ser sempre vistas como um complemento do rendimento ativo. Posto isto, o ideal passa por possuir sempre, pelo menos, uma fonte de rendimento ativo (o seu emprego, por exemplo) e, se possível, várias fontes de rendimento passivo.
Exemplos de rendimento ativo
- Trabalhar por conta de outrem (emprego)
- Trabalho extra (músico ou fotógrafo de casamentos, explicações, freelancer, etc.)
Exemplos de rendimento passivo
- Juros
- Vender produtos digitais
- Investir em ações
- Criar um blog
- Criar um canal no YouTube
- Links de afiliados
- Arrendar uma casa
- Alugar um carro
- Escrever um livro
- Vender fotografias ou músicas
Como pode ver, ganhar dinheiro enquanto dorme não precisa de ser apenas um sonho, mas sim uma realidade. Agora que já sabe a diferença entre os rendimentos passivo e ativo, procure analisar com exatidão quais são os melhores métodos de rendimento passivo para si. Se se sente à vontade a escrever, crie um blog. Se tem um apartamento inabitado, alugue-o. Se tem dinheiro parado, invista-o. O importante é começar, já!