Adquirir novas estratégias financeiras com o COVID-19

Publicidade 1

Todos nós fomos afetados pelos efeitos do coronavírus, em pequenas e grandes formas. Quando um evento tão significativo como uma pandemia global acontece, pode ser um bom momento para refletir e revisitar o que é importante para nós.

Isso pode incluir lembrar-nos dos nossos valores pessoais, fortalecer os nossos relacionamentos com amigos e familiares e pensar a longo prazo. Para alguns, pode significar tornar-se o mais aventureiro possível.

O mesmo tipo de reflexão também pode ser aplicado aos investimentos. Com um novo ano, é uma oportunidade de reequilibrar as participações, rever estratégias e pensar sobre planos a longo prazo. Também pode ser um momento para considerar a análise de diferentes tipos de investimentos ou novas maneiras de alinhar os seus investimentos e crenças básicas.

A contabilidade de final de ano pode ser um componente integral da abordagem de investimento, por isso, não perca a oportunidade de aproveitar a colheita de perdas fiscais, podar posições que podem ter crescido mais do que os seus tamanhos originais e reforçar outras alocações. Após um ano de mercado volátil, certos sectores, como Tecnologia, Serviços de Comunicação e Consumidor Discricionário, tiveram uma recuperação acentuada, enquanto Financeiro e Energia ficaram relativamente fracos.

Publicidade 3

E não são apenas os sectores que entram e saem da moda. Os estilos de investimento – particularmente o paradigma clássico de “crescimento versus valor” – viram alguns altos e baixos graças ao COVID-19. O mesmo pode ser dito para a capitalização de mercado, com as grandes capitalizações a liderar em grande parte de 2020, mas as pequenas capitalizações chegam em força nos últimos meses do ano. Quais categorias podem ser posicionadas para obter força ao sair da crise? Agora pode ser um momento para considerar mudanças – enquanto mantém qualquer movimentação do portefólio dentro do contexto das suas metas a longo prazo.

Quando a pandemia apareceu pela primeira vez, parecia que o medo era tão difundido que muito poucas pessoas estavam mentalmente dispostas, inicialmente, a ver isso como uma oportunidade de compra. Desde então, os índices de mercado recuperaram. A lição é ter um plano de investimento que acomode e o deixe dar pequenas “mordidas” quando há uma correção.

Não deve ficar entusiasmado e deixar a emoção assumir o controlo. Mas quando vir as correções, considere se a situação está possivelmente a apresentar uma oportunidade de compra, como tem sido o caso repetidamente por tantos anos. Mas o que aconteceu no passado não é uma garantia de que continuará a acontecer no futuro. As condições do mercado mudam constantemente. E é aí que deve repensar tudo, tomar o controlo da sua vida e certificar-se de que se sai bem no dia-a-dia.

Publicidade 2

Reply