Como investir com bons objetivos

Publicidade 1

Está a aprender os conceitos básicos de investimentos? Se sim, pode ajudar pensar nisso como se se movimentasse numa cidade desconhecida. A sua primeira inclinação é encontrar o seu caminho, aprender todas as ruas que o rodeiam. A cidade é bastante complexa, e pode não saber explorá-la corretamente.

Deve começar com algo que pareça mais familiar, isto é, com aquilo com que já se sente mais à vontade. A seguir, afasta-se cuidadosamente, encontrando um ponto acessível que lhe possa fornecer o que necessita. Ao longo do tempo, pode expandir os horizontes com algo mais distante, mas emocionante, com as suas próprias características. Finalmente, pode passar algum tempo nesses vários pontos que já atravessou, e aí tudo isso se torna igualmente familiar.

Mas que tem isto a ver com o mundo dos investimentos financeiros? Tudo. Aplicam-se os mesmos princípios: começa num sítio, toma alguns passos, e expande-se mais e mais ao longo do tempo.

Como investidor, o seu objetivo é fazer o seu dinheiro crescer. Mas isto pode tomar diferentes formas, e muitos pequenos objetivos. Por exemplo, pode ajudar decidir os seus meios – instrumentos e estratégias – através dos quais procura fazer o seu dinheiro crescer.

Publicidade 3

Pode estar interessado em adquirir ativos que podem ter tanto valor como ações. Ou mesmo investir em títulos, através dos quais recebe rendimentos passivos ao longo do tempo, depois dos quais espera retornos. Pode ainda estar interessado em conseguir crescimento e rendimentos através de ações de dividendos. Atingir retornos através de diferentes horizontes podem exigir o uso de diferentes instrumentos e estratégias, todos eles envolvendo um determinado nível de risco.

Aprender a investir significa aprender a lidar com o potencial de conseguir altos retornos sem ter medo dos riscos. Não há como contorná-lo, nenhum investimento é verdadeiramente seguro, e não há garantia de que um investimento irá correr bem o tempo todo. Logo, digamos que fazer investimentos consiste em lidar com riscos calculados.

Contudo, o risco de perder dinheiro – não importa o quão inteligente ou calculada seja a sua abordagem – pode ser assustador. É por isso que é tão importante conhecer o seu nível de tolerância ao risco. Quando se trata de escolher ativos, é importante ter em conta que algumas abordagens são mais arriscadas que outras.

Investir é um negócio que se domina com tempo e experiência e, desde que tenha o potencial e disciplina para ser um bom investidor, basta ir aprendendo todos os melhores passos a tomar e deverá atingir os seus objetivos com mais e mais frequência.

Publicidade 2

Reply