Como os empreendedores podem aumentar o seu impacto financeiro

Publicidade 1

Doações ou investimentos? As organizações filantrópicas têm várias ferramentas de financiamento disponíveis, mas escolher a errada pode diluir os benefícios.

Tanto o investimento quanto a filantropia tradicional estão em alta após o boom económico de uma década após a Grande Recessão. Mas quando um investimento faz uma diferença maior do que uma doação?

A questão é muito mais complicada do que simplesmente avaliar se um investimento pode ser lucrativo ao mesmo tempo que faz o bem.

Essa ideia de que aumenta o seu impacto ao alavancar o capital, que fazer investimentos em vez de doações, ajuda a alcançar mais empresas, é muito simples porque ignora o custo das empresas que está a apoiar.

Publicidade 3

As decisões acerca da melhor forma de apoiar entidades sociais e ambientais podem deslocar biliões no capital. Hoje, o investimento anual – que visa promover causas sociais e ambientais, bem como gerar lucro para o investidor – chega a 500 biliões, com 69% direcionado a empresas não públicas, de acordo com uma pesquisa de 2019 da Global Impact Investing Network.

Tradicionalmente, as organizações filantrópicas fazem doações, não investimentos. Ainda assim, cerca de 41% das grandes fundações fazem investimentos, junto com suas doações tradicionais, para promover as suas metas programáticas. A Fundação Bill e Melinda Gates tem feito um uso frequente de investimentos na forma de “investimentos relacionados a programas” para apoiar as suas metas sociais e ambientais.

Como um empresário que se tenta sair bem pode avaliar a melhor forma de apoio a seguir?

Vale a pena subsidiar a causa da organização por um futuro indefinido? Se sim, então uma bolsa pode ser o caminho a percorrer. Em contraste, se a organização pode um dia chegar a um ponto em que será sustentada pela sua própria receita, e onde não reinvestirá mais toda a sua receita em oportunidades de alto impacto, então um investimento pode permitir que o financiador realoque fundos para outras finalidades.

A empresa tem oportunidades de expandir a sua lucratividade com baixo custo para a sua missão social. Um investimento pode capacitar a empresa para explorar essas oportunidades lucrativas e o investidor pode canalizar os lucros para outros usos produtivos. Nesse sentido, fazer um investimento em vez de uma doação pode ajudar uma empresa a combinar de maneira mais eficaz os seus motivos de lucro e expandir o seu impacto total.

Publicidade 2

Reply