Os conceitos básicos de responsabilidade financeira

Publicidade 1

O que significa ser financeiramente responsável? É uma questão complexa com uma resposta complexa, mas contém no seu núcleo uma simples verdade: para ser financeiramente responsável, tem de viver dentro das suas posses, tem de gastar menos do que ganha.

Cartões de créditos e dívidas

Se está realmente a tentar ser financeiramente responsável, apenas chegar ao mínimo da dívida do seu cartão de crédito não chega. Na verdade, o facto de não conseguir pagar por inteiro mostra que já gasta mais do que ganha. Um uso responsável do crédito significa pagar o saldo na sua conta por inteiro num só mês.

Além disso, os cartões de crédito devem ser usados para sua conveniência, não para se safar à rasca. Os cartões de crédito são úteis porque eliminam a necessidade de carregar dinheiro consigo. Os cartões de crédito podem ainda ser úteis em emergências. Dito isto, uma emergência força-o a ter saldo no cartão, e viver de uma maneira responsável significa controlar as suas despesas até que o saldo esteja pago.

Considerar os juros

A mesma lógica aplica-se aos pagamentos recorrentes que envolvem pagar juros. Pense nisto: pagar juros significa que gasta mais num dado item do que o seu próprio custo. Isso soa a uma decisão responsável ou apenas a mais conveniente?

Publicidade 3

Quando os pagamentos de juros são incluídos no preço de compra, gasta mais para obter o item do que o produtor achou que valia. Como tal, evitar pagar juros deveria ser o seu maior objetivo.

Claro que quando se trata do custo de habitação e transportes, evitar juros é impossível. Nessas situações, minimizar a quantia que gasta em juros mensalmente é a ação mais responsável.

Agir de acordo com os seus interesses

Para muitas pessoas, cortar nos juros e pedir um empréstimo é mais fácil dizer do que fazer, mas, na prática, consiste simplesmente em saber a diferença entre necessidades e luxos. Por exemplo, pode precisar de um carro, mas não precisa de um modelo topo de gama e, a menos que esteja dentro das suas posses, não deveria adquirir um. Tal como isso, pode precisar de um sítio para viver, mas não precisa de uma mansão. E enquanto a maior parte de nós tem de ter uma hipoteca para pagar uma casa, pagá-la de maneira responsável significa que deve comprar uma casa que não estoire com as suas poupanças. Em termos financeiros, isto significa que não deve custar mais do que 3x o seu rendimento anual.

São estas algumas maneiras de ser financeiramente responsável. No final de contas, é só colocar-se no seu lugar, não exagerar nas despesas, agir sempre com cabeça e controlar bem o seu dinheiro.

Publicidade 2

Reply