Antes de começar a investir, tem de primeiro ter a certeza de que a sua situação financeira se encontra em posição de acomodar novas atividades. A sua bagagem financeira inclui tudo, desde rendimentos a dívidas, até mesmo o orçamento das despesas de casa. Pode mesmo organizar as suas finanças com certas apps financeiras.
Coloque algum dinheiro de lado. Antes de arriscar o seu dinheiro, tem de guardar algum que não seja realmente necessário para as suas despesas fundamentais. Uma reserva de dinheiro equivalente a 3 meses de custos de vida devem ser o suficiente para começar a investir.
Uma vez que tenha os fundos organizados, o melhor lugar para começar a investir é numa conta de reforma. Contas de reforma são um excelente começo porque representam um investimento a longo prazo. Além disso, são á prova de impostos, podem começar a produzir rendimentos, e são tipicamente financiadas através de deduções. Pode pensar nisto como potencial capital, e terá décadas de dinheiro acumulado. Um dos melhores aspetos de uma conta de reforma é que pode acumular dinheiro sem realmente investir na mesma.
Depois de fazer a sua conta de reforma, pode começar a investir nas suas necessidades que não tenham nada a ver com a reforma em si. Os robôs de trading são um ótimo começo. Eles utilizam algoritmos que ajudam a criar o portefólio ideal para as suas necessidades e tolerância de risco. Não tem de escolher as melhores ações, o robô faz tudo por si. É ativar e deixar andar. Além disso, não possui um mínimo de investimentos, pode contribuir com valores tão baixos como 100€ por mês.
Geralmente este é o melhor caminho a percorrer se quiser começar a investir sem ter de gastar dinheiro que realmente necessita para as suas despesas diárias, e pode mesmo torná-lo financeiramente independente na altura certa.