Como poupar na conta da água (5 dicas)

Publicidade 1

No artigo de hoje o Tio vai dar a conhecer algumas formas eficazes de como pode poupar na sua conta da água e, acima de tudo, como pode (e deve!) evitar o desperdício deste recurso natural tão precioso. A água, além de para a grande maioria estar ao alcance do simples rodar de uma torneira, a grande verdade é que, infelizmente, a mesma não está acessível para todos da mesma forma. Devemos sempre ver a água como um bem precioso e nunca como algo que possa ser desperdiçado ou usado de forma indevida. Dito isto, vamos lá às dicas!

Instalar reguladores de caudal

Estes pequenos produtos prometem reduzir o consumo da água em mais de metade! A única coisa que estes reguladores fazem é misturar ar com a água, o que faz com que o caudal de água que sai das torneiras seja menor, mas praticamente impercetível. Para funcionar e, de facto, notar um emagrecimento na sua conta da água, é necessário instalar estes reguladores em todas as torneiras/chuveiros de casa. Existem kits à venda na Leroy Merlin por menos de 6€.

Aproveitar a água dos banhos

Sabe aquele momento em que está à espera que a água aqueça para tomar o seu banho? Nunca pensou na quantidade de água que é desperdiçada enquanto a água não atinge a temperatura ideal? Pois bem, para colocar um fim a esse desperdício, é muito simples… basta ter uma bacia/balde/jarro grande na sua casa de banho. Deste modo, sempre que estiver à espera que a água aqueça, encha esse recipiente com a água que iria desperdiçar. Simples e eficaz! De seguida pode utilizar a água poupada para cozinhar, regar as plantas, adicionar ao ferro de passar, etc.

Investir em eletrodomésticos com bons consumos de água

Como nas dicas sobre como poupar na conta da eletricidade, aqui os eletrodomésticos mais “poupadinhos” também têm um grande impacto na conta da água. Os eletrodomésticos que deve ter mais em atenção são as máquinas da roupa e da louça, uma vez que são os que mais água usam para cumprir com o seu propósito. Quando estiver a escolher estes dois eletrodomésticos, além de ter em atenção a eficiência energética dos mesmos, tenha também em especial consideração e atenção a informação relativa ao consumo de água (L/ciclo).

Publicidade 3

Regular depósito da sanita

Regular a quantidade de litros usados em cada descarga pode traduzir-se numa poupança significativa de água no final de cada mês. Já existem muitos depósitos que possibilitam regular a quantidade de litros por descarga, mas, se o seu ainda não possui esta característica, um truque muito simples passa por colocar uma garrafa de água cheia de areia, por exemplo, dentro do próprio depósito. Este pequeno truque faz com que o espaço para a água dentro do depósito seja menor e, por consequência, que o uso de água por cada descarga seja também menor, o que possibilita poupar vários litros de água por dia.

Tomar duches (rápidos)

Se a conta da água em sua casa teima em não baixar, saiba que os banhos podem ser os grandes culpados. Tomar banhos de imersão na banheira, por muito relaxantes que possam ser, são um desperdício enorme de água. Em vez de encher a banheira de água, opte por duches… se forem rápidos, melhor ainda!

Concluindo…

Como pode ver, poupar na conta da água é uma tarefa bastante simples. Precisa apenas de implementar os truques corretos, ser consistente e ter consciência. Com estas dicas, além de poupar alguns euros todos os meses na sua conta da água, estará a ajudar o meio ambiente a preservar um dos recursos naturais mais importantes e preciosos do nosso planeta.

Publicidade 2

Reply