Deve o COVID-19 mudar a sua estratégia de reforma?

Publicidade 1

Devido à pandemia que causa uma grande crise financeira, deve alterar a sua estratégia de reforma? E se sim, como o fazer? Os médicos nunca viram nada como isto, e consideram que deve repensar toda a sua vida.

Se ainda se encontra a trabalhar, deve continuar a investir nas suas contas de reforma. Se não se encontra a trabalhar, preservar o que tem nas suas contas de reforma deve ser a sua maior preocupação. Embora o governo tenha tornado mais fácil os empréstimos ou levantamentos, certifique-se de que tem noção dos contras se o fizer.

Embora seja comum retirar lições do passado, a História por vezes tem pouco para oferecer. Ao contrário da Grande Depressão de 1930, a economia atual não tem nada a ver com fundamentais financeiros, mas sim com os esforços deliberados da sociedade em controlar o COVID-19 ao terminar grande parte dos sectores da economia. O que mais se aproxima é a gripe espanhola de 1918, embora essa se tenha desenrolado numa altura em que os Americanos ligaram demasiado à reforma quando a esperança de vida nos Estados Unidos era significativamente mais curta.

Logo, o que deve uma pessoa fazer quanto à sua reforma? Isso depende do seu estatuto de trabalho atual.

Publicidade 3

As pessoas que ainda têm a sorte de ter dinheiro, quer seja através do seu trabalho ou de outra fonte, podem estar em excelentes condições para contornar a crise. Ninguém sabe quanto tempo irá durar, mas ter dinheiro suficiente para pagar as contas pode protegê-lo de precisar de mergulhar nas suas poupanças para a reforma. O COVID-19 não é razão para parar de contribuir para a sua reforma, mesmo que o seu empregador tenha fechado a sua empresa.

Na verdade, se se encontra a trabalhar em casa, pode realmente ter mais dinheiro disponível devido à redução de custos de transporte, menos saídas à noite, e por aí adiante. Isso pode ser uma oportunidade para colocar ainda mais dinheiro na sua reforma.

Publicidade 2

Reply