Investimentos inteligentes com pouco orçamento

Publicidade 1

Um mito comum acerca de investir é que é necessária uma conta bancária recheada só para se iniciar no mundo dos investimentos. Na realidade, o processo de construir um portefólio sólido pode começar com apenas uns poucos de milhares (ou mesmo centenas) de euros.

Quer planeie investir muito ou pouco em apostas seguras ou de alto risco, estes passos devem ajudá-lo a colocar os seus planos no caminho certo.

No seu dia-a-dia, o melhor que tem a fazer é:

  • Colocar de parte uma certa quantia de dinheiro
  • Ter em conta as apps que consideram as suas compras
  • Pagar primeiro as suas dívidas
  • Tirar proveito dos planos de reforma
  • Pensar no nível de risco ao investir
  • Ver se está confortável com a forma como os seus investimentos decorrem ao longo do tempo

A diligência de colocar de parte uma certa quantia todos os meses pode dar frutos a longo prazo. Se tem falta de força de vontade ou organização para o fazer sozinho, tem à sua disposição ajuda tecnológica através de smartphones e apps. As apps que tornam mais fácil poupar são aquelas que simplesmente têm em conta as suas compras e outras transacções e colocam de parte as poupanças.

Publicidade 3

Antes de começar a poupar, analise o quanto custa carregar as dívidas que já tem, e considere como se pode livrar delas rapidamente. No final de contas, cartões de crédito com juros altos podem ter taxas de 20% ou mais, e alguns empréstimos de estudante podem ter taxas de 7%. Se tem esse tipo de dívidas, faz mais sentido pagá-las pelo menos um pouco antes de fazer quaisquer investimentos. Embora não possa prever o retorno exacto da maioria dos seus investimentos, pode ter a certeza que livrar-se uma dívida com 20% de juros é tão bom como obter 20% de retorno do seu dinheiro investido.

Publicidade 2

2 Comentários

  1. João M. 03/02/2021
  2. Tio Patinhas 03/02/2021

Reply