A conta do gás é um dos piores pesadelos do mês para muita gente. O que para uns é a despesa fixa mais baixa, para outros parece que a fatura não para de subir a cada mês que passa. A pensar nisso, o Tio decidiu criar um pequeno artigo onde vai dar a conhecer algumas dicas de como pode poupar todos os meses alguns euros na sua conta do gás.
Aderir ao Gás Natural
Se a sua zona de habitação for abrangida por uma empresa que fornece gás natural e o seu atual contrato está associado a uma empresa de fornecimento de gás canalizado normal, opte por fazer a mudança, o mais depressa possível. O gás natural, além de ser muito mais barato, é bastante mais seguro e amigo do ambiente. É verdade que o gás natural ainda não está ao alcance de todos, mas são cada vez mais as zonas abrangidas por este “gás low cost”.
Substituir fogão a gás por placa de indução
As placas a gás são coisa do passado. A substituição da sua placa a gás por uma placa de indução, além de ser esteticamente mais apelativa, de maior facilidade de limpeza e de maior segurança, permite ainda economizar alguns euros mensalmente, visto serem bastante mais económicas que as antigas placas a gás. Como mencionei nas dicas de como poupar na conta da eletricidade, opte por uma placa de indução com boa eficiência energética (A+ no mínimo). Se tiver budget para mais, pondere também a substituição do seu antigo forno a gás por um elétrico, as vantagens são as mesmas.
Reduzir a temperatura da água
Reduzir a temperatura da água no seu esquentador ou caldeira, pode refletir-se numa enorme poupança na sua conta do gás no final do mês. Como nas dicas de como poupar na conta da água, optar por duches (se forem rápidos melhor ainda) em vez de banhos de imersão é outro aspeto a ter em consideração se quer ver a sua conta da água a emagrecer. Aqui, acaba por poupar a dobrar, ou seja, na conta da água e na conta do gás.
Atenção ao aquecimento central
O mau uso/uso excessivo do aquecimento central (aquecido a água pela caldeira a gás) é um dos piores inimigos da sua conta do gás. Opte por ligar o aquecimento central somente em dias realmente frios, apenas nas divisões que pretende (e não em toda a casa) e mantenha as portas fechadas de modo a preservar e a não dissipar o calor gerado pelos radiadores. A manutenção da caldeira e dos radiadores deve ser feita regularmente para solucionar possíveis problemas existentes, problemas estes que podem fazer com que o consumo de gás seja bastante maior.
Conta do gás + conta da eletricidade = desconto
Já são algumas as empresas que fornecem um pequeno desconto a quem aderir à conta do gás e da eletricidade em conjunto. Na EDP, por exemplo, se aderir em conjunto ao gás natural e à eletricidade, consegue um desconto de até 9% (5% no gás + 4% na eletricidade). Pode parecer pouco, mas se fizer bem as contas, ao fim do ano pode poupar bastantes euros com esta pequena dica. Além de poupar algum dinheiro, também acaba por poupar tempo, visto que só tem de fazer o pagamento de uma fatura em vez de duas. Se pretender saber mais informações sobre este desconto em particular, pode fazê-lo clicando aqui.
Concluindo…
Tome duches rápidos, ligue apenas o aquecimento central quando for estritamente necessário e opte (se possível) pelo gás natural em vez do gás canalizado. Como pode ver, poupar na conta do gás não tem de ser um bicho de sete cabeças. Para poupar alguns euros na sua conta do gás, basta implementar as dicas certas, ser responsável e, acima de tudo, consciente.